Marcelo de Oliveira Barbosa, filho de lavradores, nasceu e cresceu na cidade de Iguatu, no sertão do estado do Ceará. Ainda garoto já tinha interesse pelas aves como um criador de pássaros. Abandonou o hobby logo depois e passou a observá-las. Aos 17 anos se mudou com os pais para Brasília, onde viveu até os 27 anos, se mudando em seguida para o Estado do Tocantins em 1999. Desde então, vive na capital Palmas onde iniciou sua formação acadêmica em 2002 aos 30 anos de idade. É Biólogo de formação com mestrado em Ecologia de Ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins. Especializou-se ornitólogo durante a graduação quando trabalhou com citogenética de aves, principalmente com espécies da família Dendrocolaptidae.
Durante o mestrado, dois anos que antecederam sua pós-graduação e até hoje tem se dedicado a pesquisas e à conservação do pato-mergulhão Mergus octosetaceus no Jalapão. Tem contribuído com os estudos de outras espécies de aves ameaçadas no estado, ajudando colegas e pesquisadores em seus trabalhos.
Desde 2011, como guia líder, ele tem se dedicado a oferecer aos amantes e entusiastas das aves brasileiras (estrangeiros e brasileiros) o serviço de guia de birdwatching no Tocantins, tendo inicialmente definido roteiros com foco em espécies raras e ameaçadas.